Projeto Educativo

2020/2021


"O Projeto CAPA - Classic'Art Piano Academy, nasce em 2004, pelas mãos de Mafalda Casmarrinha e tem sido, ao longo de mais de uma década, guiado por critérios de rigor pedagógico e científico, sempre focados no aluno, nas suas expectativas e individualidade."


Proporcionamos ofertas educativas diferenciadas e metodologias de ensino adaptadas às expectativas dos nossos alunos, dotando-os de competências e vivências únicas ao nível da formação artística, do seu desenvolvimento pessoal e, simultaneamente, humanísticas.

Quer o aluno pretenda desfrutar do simples prazer de aprender um instrumento, de "fazer música", de desenvolver os seus conhecimentos musicais ou, tenha em vista uma futura opção profissional, os nossos docentes desenvolvem um plano educativo focado no aluno.

Os nossos cursos são certificados pela ABRSM - Board of the Royal Schools of Music ou RSL Internacional - Rockschool, devendo neste caso o aluno seguir o currículo destas instituições e submeter-se a um exame anual, por estas realizado.

Os cursos livres conferem apenas um diploma de frequência passado pela CAPA, e são desenhados em função do aluno, abrangendo um vasto leque de repertório que pode ir desde a música erudita até à música da atualidade.

"Música para todos" é o nosso lema! Assim, podem inscrever-se nos nossos cursos alunos a partir dos 3 anos de idade ou qualquer outra faixa etária superior: cursos de iniciação, básico ou adulto.

O curso de iniciação, entre os 3 e os 8/9 anos de idade, tem em vista o primeiro contacto com o instrumento, sendo ministrado com algum realce na componente lúdica da música, por forma a sensibilizar e desenvolver as capacidades individuais das crianças.

O curso básico destina-se a alunos a partir dos 9/10 anos de idade, e visa a aquisição das bases gerais de formação musical e do domínio da execução do instrumento, sendo o método de ensino da(s) disciplina(s) adequado ao nível etário e necessidades dos alunos que as frequentam, devendo este ser complementado com classes de conjunto nomeadamente: Formação Musical, Coro ou Combo (multi-instrumental).

O Curso adultos destina-se a alunos que desde de sempre sonharam em aprender música quer como hobby ou meramente gosto pessoal.

As classes de conjunto, tais como formação musical, coro, combo ou outros ensambles, permitem ao aluno desenvolver outras competências musicais nomeadamente ao nível da linguagem e notação musical; do domínio vocal e da afinação; do domínio rítmico; da capacidade criativa e de análise, bem como a capacidade de fazer música de conjunto, fundamental para um crescimento saudável na área da música. 

Contamos com um corpo docente experiente, exigente e fortemente motivador, quer como docentes quer como músicos, que em todos os momentos do processo ensino-aprendizagem estarão atentos às potencialidades e/ou dificuldades evidenciadas pelos seus alunos, agindo proactivamente em busca do sucesso edicativo.

Face a esta "nova realidade" gerada pela situação pandémica provocada pela COVID-19, a Classic'Art Piano Academy (CAPA), em conformidade com o seu plano de contingência para a COVID-19, reajustou os seus regimes de presença e modalidades de frequência.

Dispomos de três regimes de presença: Presencial, On-line ou Misto. Ambos os regimes poderão coexistir durante o ano letivo, tendo apenas o aluno que informar, no início, qual o regime que pretende frequentar e, caso seja necessário ou solicitado por este, serão feitos reajustes. O regime misto tem por base uma aula presencial por mês, que deverá ocorrer na primeira, segunda, terceira ou quarta semana do mês.

O aluno pode escolher a modalidade de frequência: Individual; Música Partilhada II; Música Partilhada III.

Os tempos letivos semanais das aulas individuais podem ter a duração de 30, 45 ou 60 minutos, sendo a música partilhada de 45 ou 60 minutos semanais. A Música Partilhada II estará restringida a um número máximo de dois alunos, e a Música Partilhada III a um número máximo de três alunos.

Para garantir um correto acompanhamento pedagógico e imprimir uma dinâmica ativa às aulas, o plano Música Partilhada III não é aplicável às aulas em regime on-line.